-
Arquitetos: ARKITITO Arquitetura
- Área: 500 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Fran Parente
-
Fabricantes: AutoDesk, Blocos e Lajes Itaim, CSN, Cortesia, Dalle Piagge, Deca, Domenge, Gerdau, Portobello, REKA, SSA Escoramentos, Trimble Navigation, Vanmar, Vedra
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada no arborizado bairro do Boaçava, nas proximidades da praça Barão Pinto Lima (ou Praça Boaçava), o terreno em declive abriga a casa de volumes simples, mas perspectivas marcantes.
A casa é dividia em dois blocos principais em estrutura mista, com o térreo marcado pela leveza das estruturas metálicas e generosas aberturas para o jardim, e o piso dos quartos com a privacidade do bloco estrutural de concreto. Estes blocos conectam-se pelo miolo da casa com assoalho de madeira onde é o hall de entrada da casa e acesso ao piso superior pela escada metálica vinho com degraus em madeira cumaru. As lajes painel aparentes marcam o ritmo da casa, assim como os pisos em régua em porcelanato Portobello Brasília (120x20cm) no térreo e em taco palito cumaru nos quartos. Sob ela estão os conduletes galvanizados que dão os caminhos da iluminação com spots da casa.
Para a família, um casal com dois filhos pequenos, era importante que a casa fosse divertida e que permitisse que as crianças pudessem explorar tranquilas os mais diversos cantos da casa. Para isso, o guarda-corpo da casa ganhou redes de proteção coloridas e com dupla camada de cordas, sendo também um elemento decorativo da casa, junto com a escada vinho; em adição, no roof top foi feita uma rede horizontal, que, junto com o piso vinílico colorido, permitem que as crianças brinquem em segurança e liberdade.